top of page

DIVERSÃO

Abertura, Encerramento e Lema

 

Acontecerão, no mês de agosto de 2016 na cidade do Rio de Janeiro (Brasil), os XXXI Jogos Olímpicos de Verão. A abertura será realizada  no dia 5 de agosto. A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 21 de agosto. O lema dos jogos será "Viva sua paixão". As duas cerimônias acontecerão no Estádio do Maracanã.

 

O estádio do Maracanã está sendo totalmente reformado e modernizado. Sua capacidade será de 82.000 espectadores. 

 

As cerimônias de abertura e encerramento serão vistas pela televisão por, aproximadamente, 4,5 bilhões de pessoas no mundo todo (estimativa).

 

A expectativa é de que participem, nas Olimpíadas 2016, cerca de 12.500 atletas de 206 nações.

 

Modalidades

 

Ao todo serão disputadas 28 modalidades olímpicas, duas a mais (Rúgbi de sete e Golfe) do que as dos Jogos Olímpicos de 2012.

 

Locais de competição:

 

Zona Barra

 

- Centro Olímpico de Treinamento: basquetebol, handebol, judô, lutas e taekwondo

- Centro Olímpico de Hóquei: hóquei sobre a grama

- Centro Olímpico de Tênis: tênis

- Velódromo Olímpico do Rio: ciclismo de pista

- Centro Aquático Maria Lenk: polo aquático e saltos ornamentais

- Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos: nado sincronizado e natação

- Arena Olímpica do Rio: ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica de trampolim

- Riocentro: badminton, halterofilismo e tênis de mesa e boxe.

- Condomínio Reserva Uno: golfe

 

Zona Deodoro

 

- Centro Nacional de Hipismo: hipismo

- Centro Nacional de Tiro: tiro esportivo

- Parque do Pentatlo Moderno: pentatlo moderno

- Arena de Deodoro: esgrima

- Parque Radical: BMX, canoagem slalom e mountain bike

 

Zona Maracanã

 

- Estádio do Maracanã: cerimônias de abertura e encerramento e finais do futebol. 

- Estádio Olímpico João Havelange: competições de atletismo. 

- Praia de Copacabana: sede da maratona aquática, do voleibol de praia e do triatlo. 

- Ginásio do Maracanãzinho: voleibol

- Sambódromo da Marquês de Sapucaí: tiro com arco e chegada da maratona

- Estádio São Januário: rugby de sete

 

Zona Copacabana

 

- Lagoa Rodrigo de Freitas: canoagem velocidade e remo

- Praia de Copacabana: maratona aquática,  voleibol de praia e triatlo

- Marina da Glória: vela

- Parque do Flamengo: ciclismo de estrada e marcha atlética

Estádio do Maracanã: cerimônias de abertura, encerramento e finais do futebol.

 

Ranking

1º. Futebol – 30,4 milhões de praticantes
2º. Vôlei - 15,3 milhões
3º. Tênis de Mesa – 12 milhões
4º. Natação – 11 milhões
5º. Futsal – 10,7 milhões
6º. Capoeira – 6 milhões
7º. Skate – 2,7 milhões
8º. Surfe – 2,4 milhões
9º. Judô – 2,2 milhões
10º. Atletismo – 2,1 milhões

Antecedentes e produção

A canção "Aquarela do Brasil" recebeu esse título porque foi composta numa noite de 1939 na qual Barroso foi impedido de sair de casa devido a uma forte tempestade. Naquela mesma noite, também compôs "Três Lágrimas" antes que a chuva acabasse.

Antes de ser gravada, "Aquarela do Brasil", inicialmente chamada de "Aquarela Brasileira", foi apresentada pelo barítono Cândido Botelho no musical Joujoux e balangandans, espetáculo beneficente patrocinado por Darcy Vargas, a então primeira-dama. A canção foi originalmente gravada por Francisco Alves, com arranjos e acompanhamento de Radamés Gnattali e sua orquestra, e lançada pela Odeon Records naquele mesmo ano. Foi também gravada por Aracy Cortes e, apesar da popularidade da cantora, a canção não fez sucesso, talvez por não ter se adequado bem à voz dela.

Popularidade

O sucesso de "Aquarela do Brasil" demorou a se perpetuar. Em 1940, não conseguiu ficar entre as três primeiras colocadas no concurso de sambas carnavalescos, cujo júri era presidido por Heitor Villa-Lobos, com quem Barroso cortou relações, que só foram retomadas quinze anos depois, quando ambos receberam a Comenda Nacional do Mérito. O sucesso só veio após a inclusão no filme de animação Saludos Amigos, lançado em 1942 pelos Estúdios Disney. Foi a partir de então que a canção ganhou reconhecimento não só nacional como internacional, tendo se tornado a primeira canção brasileira com mais de um milhão de execuções nas rádios estadunidenses.

Devido à enorme popularidade conquistada nos Estados Unidos, a canção recebeu uma letra em inglês do compositor Bob Russell, escrita para Frank Sinatra em1957. Desde então, já foi interpretada por cantores de praticamente todas as partes do mundo.

Durante a ditadura militar, Elis Regina interpretou aquela que talvez seja a versão mais sombria da canção, acompanhada por um coral que reproduzia os cantos dos povos indígenas do Brasil.

Críticas

A canção, por exaltar as qualidades e a grandiosidade do país, marcou o início do movimento que ficaria conhecido como samba-exaltação. Este movimento, por ser de natureza extremamente ufanista, era visto por vários como sendo favorável à ditadura de Getúlio Vargas, o que gerou críticas à Barroso e à sua obra. No entanto, a família do compositor nega que ele algum dia tenha sido favorável à política de Vargas, destacando o fato de que ele também escreveu "Salada Mista" (gravada em outubro de 1938 por Carmen Miranda), uma canção contrária ao nazi-fascismo do qual Vargas era simpatizante. Vale notar também que antes de seu lançamento, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) vetou o verso "terra do samba e do pandeiro", por entender que era "depreciativo" para o Brasil. Barroso teve de ir ao DIP para convencer os censores da preservação do verso.

Outra crítica feita à obra de Barroso, na época, foi que usava termos pouco usuais no cotidiano, tais como "inzoneiro", "merencória" e "trigueiro", e que abusava daredundância nos versos "meu Brasil brasileiro" e "esse coqueiro que dá coco". O autor se defendeu, dizendo que estas expressões são efeitos poéticos indissolúveis da composição. Na gravação original,Francisco Alves canta "mulato risoneiro" no lugar de "inzoneiro" por não ter compreendido a caligrafia ilegível de Barroso.

© 2015   

brasil.com.br

Betania - Rua Novo Paraiso

Parauapebas, PA 608.515.000

 

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Trip Advisor Social Icon

obrigado por nos contatar

bottom of page