top of page

Brasília é uma cidade à frente do seu tempo. Seu surgimento mudou o panorama do país, tanto político como econômico. Em 1883, um sonho de Dom Bosco previu o surgimento de uma civilização muito próspera, com um grande lago entre os paralelos 15º e 20º Sul, local onde hoje está localizada Brasília. Esse sonho se tornou realidade no dia 21 de abril de 1960, quando Brasília foi inaugurada pelas mãos do Presidente Juscelino Kubitschek, cumprindo também uma antiga determinação constitucional de transferir a administração do Brasil para uma cidade no Planalto Central.Com projeto urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, nascia uma cidade sob formas inovadoras, diferente em tudo e com um impressionante conjunto arquitetônico e urbanístico a céu aberto. Em 1987, tornou-se Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e, em 2008, escolhida aCapital Americana da Cultura 2008, título reconhecido pela Organização dos Estados Americanos (OEA).Brasília é uma cidade completa. Possui um dos melhores Índices de Qualidade de Vida (IDH) do país e um passeio pelas largas avenidas da capital permite contemplar preciosidades com o paisagismo de Burle Marx, a arquitetura de Athos Bulcão, os vitrais de Marianne Peretti e as esculturas de Alfredo Ceschiatti e Bruno Giorgi.Em votação popular, foram eleitas as 7 Maravilhas de Brasília:1. Catedral Metropolitana 2. Congresso Nacional 3. Palácio da Alvorada 4. Palácio do Planalto 5. Templo da Boa Vontade 6. Santuário Dom Bosco 7. Ponte JK Divisão AdministrativaSão 29 regiões administrativas: Águas Claras, Brasília, Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Itapoá, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Park Way, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Setor Complementar de Indústria e Abastecimento, Setor de Indústria e Abastecimento, Sobradinho, Sudoeste/Octogonal, Taguatinga, Varjão e Vicente Pires.DadosBrasília está situada no Distrito Federal, que tem 5.789,16 km² de extensão e altitude de 1.172m, e a população é de 2.654.000 habitantes. A vegetação é o Cerrado, também conhecida como Savana Brasileira. O clima predominante é o Tropical de Altitude, com verão úmido e chuvoso e inverno seco (com umidade relativa de 20% ou abaixo) e frio. O período de inverno seco vai de junho a setembro, mas na maior parte do ano a cidade tem clima agradável e vegetação florida. Hora: - 3 em relação ao Meridiano de Greenwich. Voltagem: 220 V. Temperatura média anual: 21º. Umidade relativa do ar: 7 a 70 %. Código DD: 61.

1º Dia

Comece pela Esplanada dos Ministérios. Logo na entrada, encontra-se a Catedral Metropolitana e, seguindo em frente passando por alguns ministérios,estão o Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. Ao lado, está o Palácio do Itamaraty, que é uma das arquiteturas mais visitadas da capital, juntamente com a Catedral. Próximo dali, está situada a Ponte JK considerada um dos mais belos cartões postais da capital e do mundo, e, mesmo a distância, vale conferir o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República. Voltando pela Esplanada, siga até a Torre de Televisão, onde tem exposição permanente de artesanato local, além de mirante para apreciar vista panorâmica da cidade. 

À tarde, a dica é visitar o Memorial JK, que abriga o túmulo do fundador de Brasília, sua biblioteca particular e objetos pessoais, que conta toda a história da fundação da nova capital em fotos e vídeos. Continue essa viagem no tempo visitando também o Catetinho, o Palácio de Tábuas, projetado por Oscar Niemeyer, que foi a primeira residência de Juscelino Kubitschek em Brasília.

 

2º Dia

Brasília é cidade ideal para conhecer diversificadas manifestações da fé divina. A sugestão é começar o dia visitando o Parque Ecológico Ermida Dom Bosco, que tem o nome do padre que sonhou com a terra prometida e um lago, bem no Planalto Central. Do mirante local, tem-se uma deslumbrante vista da cidade. Na seqüência, visite o Templo da Legião da Boa Vontade, onde está o Parlamundi, o parlamento mundial ecumênico. A arquitetura em forma de uma grande pirâmide abriga atmosfera de total espiritualidade, ideal para recarregar as energias sob o cristal de 21 kg, localizado no centro ápice. Outra opção é conhecer a Cidade da Paz, a universidade holística internacional, situada a 26 km de Brasília. As visitas devem ser agendadas previamente.

Não deixe de conferir a agenda da Caixa Cultural, situada ao lado do Edifício matriz da Caixa, no início da Asa Sul, que tem sempre ótimas opções de teatro, shows e exposições. Para café, almoço, happy hour ou jantar, consulte nossos restaurantes. www.conhecagourmet.com.br

 

3º Dia

Aos domingos, o Parque da Cidade é um dos locais preferidos dos brasilienses, onde se pode curtir o sol da manhã junto à natureza, praticando esportes, andando de bicicleta ou simplesmente passeando num dos maiores parques urbanos da América do Sul. Com pistas de 4, 6 e 10 km, possui também quiosques, barzinhos e parques de diversões para crianças. Para café, almoço, happy hour ou jantar, consulte nossos restaurantes

Viaje-para-Brasília
estadio_nacional_de_brasilia
Esplanada_dos_Ministérios,_Brasília_DF_04_2006_(modificada)
Brasilia
brasilia (1)

Antecedentes e produção

A canção "Aquarela do Brasil" recebeu esse título porque foi composta numa noite de 1939 na qual Barroso foi impedido de sair de casa devido a uma forte tempestade. Naquela mesma noite, também compôs "Três Lágrimas" antes que a chuva acabasse.

Antes de ser gravada, "Aquarela do Brasil", inicialmente chamada de "Aquarela Brasileira", foi apresentada pelo barítono Cândido Botelho no musical Joujoux e balangandans, espetáculo beneficente patrocinado por Darcy Vargas, a então primeira-dama. A canção foi originalmente gravada por Francisco Alves, com arranjos e acompanhamento de Radamés Gnattali e sua orquestra, e lançada pela Odeon Records naquele mesmo ano. Foi também gravada por Aracy Cortes e, apesar da popularidade da cantora, a canção não fez sucesso, talvez por não ter se adequado bem à voz dela.

Popularidade

O sucesso de "Aquarela do Brasil" demorou a se perpetuar. Em 1940, não conseguiu ficar entre as três primeiras colocadas no concurso de sambas carnavalescos, cujo júri era presidido por Heitor Villa-Lobos, com quem Barroso cortou relações, que só foram retomadas quinze anos depois, quando ambos receberam a Comenda Nacional do Mérito. O sucesso só veio após a inclusão no filme de animação Saludos Amigos, lançado em 1942 pelos Estúdios Disney. Foi a partir de então que a canção ganhou reconhecimento não só nacional como internacional, tendo se tornado a primeira canção brasileira com mais de um milhão de execuções nas rádios estadunidenses.

Devido à enorme popularidade conquistada nos Estados Unidos, a canção recebeu uma letra em inglês do compositor Bob Russell, escrita para Frank Sinatra em1957. Desde então, já foi interpretada por cantores de praticamente todas as partes do mundo.

Durante a ditadura militar, Elis Regina interpretou aquela que talvez seja a versão mais sombria da canção, acompanhada por um coral que reproduzia os cantos dos povos indígenas do Brasil.

Críticas

A canção, por exaltar as qualidades e a grandiosidade do país, marcou o início do movimento que ficaria conhecido como samba-exaltação. Este movimento, por ser de natureza extremamente ufanista, era visto por vários como sendo favorável à ditadura de Getúlio Vargas, o que gerou críticas à Barroso e à sua obra. No entanto, a família do compositor nega que ele algum dia tenha sido favorável à política de Vargas, destacando o fato de que ele também escreveu "Salada Mista" (gravada em outubro de 1938 por Carmen Miranda), uma canção contrária ao nazi-fascismo do qual Vargas era simpatizante. Vale notar também que antes de seu lançamento, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) vetou o verso "terra do samba e do pandeiro", por entender que era "depreciativo" para o Brasil. Barroso teve de ir ao DIP para convencer os censores da preservação do verso.

Outra crítica feita à obra de Barroso, na época, foi que usava termos pouco usuais no cotidiano, tais como "inzoneiro", "merencória" e "trigueiro", e que abusava daredundância nos versos "meu Brasil brasileiro" e "esse coqueiro que dá coco". O autor se defendeu, dizendo que estas expressões são efeitos poéticos indissolúveis da composição. Na gravação original,Francisco Alves canta "mulato risoneiro" no lugar de "inzoneiro" por não ter compreendido a caligrafia ilegível de Barroso.

© 2015   

brasil.com.br

Betania - Rua Novo Paraiso

Parauapebas, PA 608.515.000

 

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Trip Advisor Social Icon

obrigado por nos contatar

bottom of page