top of page

Destino mais cobiçado da Região dos Lagos, Búzios vai além das belezas naturais, dignas de cartão-postal. Incluída no mapa do jet set internacional na década de 60, depois de uma visita da atriz francesa Brigitte Bardot, a antiga vila de pescadores abriga restaurantes e pousadas sofisticadas, boates e bares descolados e um comércio repleto de lojas de grife. Cosmopolita, recebe turistas do mundo todo o ano inteiro - e muitos acabam ficando por lá.

 

Rua das Pedras tem restaurantes, bares, música e muito agito 

O balneário tem cerca de vinte praias, cada uma com estilo próprio. Geribá, por exemplo, é território dos surfistas e da paquera, enquanto Azedinha é um mar de tranquilidade e Ferradura atrai famílias com crianças. 

 

Os adeptos dos esportes náutico, como wind e kitesurf, fazem a festa nas praias Rasa e de Manguinhos por conta dos bons ventos. 

 

Uma maneira agradável de conhecê-las é fazendo passeios de barco que levam também às ilhas Feia e Rasa. Além de curtir as paisagens, as paradas para mergulho revelam a rica vida marinha da região. 

">

Rua das Pedras e Orla Bardot: Cenário bucólico e encantador
Foto: Anna Fischer

Búzios é famosa também por sua noite badalada, que começa na Rua das Pedras e se estende até à Orla Bardot, ambas com restaurantes, bares, música e agito para todos os gostos. 

 

O movimento, entretanto, não decola antes da uma da madrugada, especialmente no verão e nos feriados. Aproveite para curtir um jantar a dois no belo Porto da Barra, um complexo gastronômico na praia de Manguinhos, ou dar uma boa cochilada.

Buzios Turismo

O Guia de Armação dos Buzios

Este é o Guia Total de Buzios. Aqui vai a encontrar, conhecer, passear on-line ou reservar hotéis, pousadas, hostels, guest-houses, praias de Buzios, imobiliárias em Buzios, aluguel por temporada, eventos, empregos em Búzios, mapas e todo tipo de serviços.Buzios (Armação dos Búzios) é um dos balneários mais importantes do Brasil, localizado na Região dos Lagos no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. É uma cidade pequena de uns 25 mil habitantes muito cosmopolita com um pequeno centro onde está toda a movida noturna que é muito agitada. A Península dos Buzios tem um clima suave, águas claras e vida marina muito rica, onde pratica-se todo tipo de esporte marino: surf, SUP, kitesurf, caiaque, mergulho, pesca, vela, etc. Este é o site com mais informação sobre Buzios. Ao todo são 23 praias e pela geografia da península sempre tem uma que é ótima conforme os ventos. A Equipe da Buzios Turismo mora à mais de 44 anos na cidade e tem as melhores dicas para os turistas e visitantes. As tarifas de hotéis, pousadas, hostels e guest-houses que encontrará neste portal são bem em conta. O trato pode ser direto com os proprietários do estabelecimento permitindo no final, um possível abatimento extra. Cadastre-se para receber todas as promoções, shows, festas e dicas da cidade. Finalmente e depois de curtir sua estadia, suba as fotos que tirou durante as férias.

Qual a diferença de Buzios com outras cidades balneárias de Brasil? Por que ela é tão famosa e procurada?

Geograficamente é uma península que entra no mar uns 20 Km. É varrida entre março e setembro pelos ventos alísios que vem do norte, afastando as nuvens, chuvas e tormentas. Por isso encontramos muitos cactos e una vegetação típica de lugares secos. Ideal para férias. Muitos dias durante o ano todo pode-se observar as nuvens e tormentas passando a poucos quilômetros enquanto o sol acaricia as praias buzianas. Maravilhoso.

Já no aspecto cultural, humano e comercial a diferença com outras cidades balneárias e imensa. Tanto nas praias quanto no pequeno centro comercial nos deparamos com muitos turistas falando todo tipo de línguas; boutiques de marcas famosas; restaurantes com chefes badalados; shows e festas marcando presença nos jornais e revistas do Brasil.

 

Lago e Montanhas
Cabanas na Praia
Roda Gigante
Palmeiras
Pela Cidade de Bicicleta
Montanhas
Lenha
Pier
Café e Restaurante

Antecedentes e produção

A canção "Aquarela do Brasil" recebeu esse título porque foi composta numa noite de 1939 na qual Barroso foi impedido de sair de casa devido a uma forte tempestade. Naquela mesma noite, também compôs "Três Lágrimas" antes que a chuva acabasse.

Antes de ser gravada, "Aquarela do Brasil", inicialmente chamada de "Aquarela Brasileira", foi apresentada pelo barítono Cândido Botelho no musical Joujoux e balangandans, espetáculo beneficente patrocinado por Darcy Vargas, a então primeira-dama. A canção foi originalmente gravada por Francisco Alves, com arranjos e acompanhamento de Radamés Gnattali e sua orquestra, e lançada pela Odeon Records naquele mesmo ano. Foi também gravada por Aracy Cortes e, apesar da popularidade da cantora, a canção não fez sucesso, talvez por não ter se adequado bem à voz dela.

Popularidade

O sucesso de "Aquarela do Brasil" demorou a se perpetuar. Em 1940, não conseguiu ficar entre as três primeiras colocadas no concurso de sambas carnavalescos, cujo júri era presidido por Heitor Villa-Lobos, com quem Barroso cortou relações, que só foram retomadas quinze anos depois, quando ambos receberam a Comenda Nacional do Mérito. O sucesso só veio após a inclusão no filme de animação Saludos Amigos, lançado em 1942 pelos Estúdios Disney. Foi a partir de então que a canção ganhou reconhecimento não só nacional como internacional, tendo se tornado a primeira canção brasileira com mais de um milhão de execuções nas rádios estadunidenses.

Devido à enorme popularidade conquistada nos Estados Unidos, a canção recebeu uma letra em inglês do compositor Bob Russell, escrita para Frank Sinatra em1957. Desde então, já foi interpretada por cantores de praticamente todas as partes do mundo.

Durante a ditadura militar, Elis Regina interpretou aquela que talvez seja a versão mais sombria da canção, acompanhada por um coral que reproduzia os cantos dos povos indígenas do Brasil.

Críticas

A canção, por exaltar as qualidades e a grandiosidade do país, marcou o início do movimento que ficaria conhecido como samba-exaltação. Este movimento, por ser de natureza extremamente ufanista, era visto por vários como sendo favorável à ditadura de Getúlio Vargas, o que gerou críticas à Barroso e à sua obra. No entanto, a família do compositor nega que ele algum dia tenha sido favorável à política de Vargas, destacando o fato de que ele também escreveu "Salada Mista" (gravada em outubro de 1938 por Carmen Miranda), uma canção contrária ao nazi-fascismo do qual Vargas era simpatizante. Vale notar também que antes de seu lançamento, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) vetou o verso "terra do samba e do pandeiro", por entender que era "depreciativo" para o Brasil. Barroso teve de ir ao DIP para convencer os censores da preservação do verso.

Outra crítica feita à obra de Barroso, na época, foi que usava termos pouco usuais no cotidiano, tais como "inzoneiro", "merencória" e "trigueiro", e que abusava daredundância nos versos "meu Brasil brasileiro" e "esse coqueiro que dá coco". O autor se defendeu, dizendo que estas expressões são efeitos poéticos indissolúveis da composição. Na gravação original,Francisco Alves canta "mulato risoneiro" no lugar de "inzoneiro" por não ter compreendido a caligrafia ilegível de Barroso.

© 2015   

brasil.com.br

Betania - Rua Novo Paraiso

Parauapebas, PA 608.515.000

 

  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Trip Advisor Social Icon

obrigado por nos contatar

bottom of page